Publishings

Testemunha Ivan Seixas: “Anistia Internacional salvou minha vida”

O jornalista Ivan Seixas, ex-preso político e um dos fundadores do Núcleo de Preservação da Memória Política, homenageou a Anistia Internacional no Sábado Resistente de 29 de agosto, que abordou o papel da organização na defesa de perseguidos por motivos políticos em todo o mundo.

Na ditadura civil-militar de 1964-1985, a Anistia Internacional realizou campanhas em várias partes do mundo para denunciar as atrocidades do regime. Promover campanhas de mobilização de cidadãos para escrever cartas manifestando sua preocupação pelas condições de prisão de muitos perseguidos aos governos autoritários era uma das formas de pressão adotadas. A mobilização da opinião pública tinha como objetivo isolar politicamente esses governantes e pressionar os governos democráticos a fazerem gestões contra ditadores e seus agentes.

Outra estarteegia era escrever cartas de apoio e solidariedade às pessoas perseguidas. Nos anos em que esteve preso, 1971 a 1976, Ivan recebeu milhares dessas cartas, assinadas tanto por personalidades como por cidadãos comuns. Graças ao apoio e coragem de sua família, conseguiu resgatar 3.083 dessas cartas. Uma delas era da cantante americana Joan Baez, símbolo de campanhas em favor dos direitos civis nos Estados Unidos e contra a guerra no Vietnã, perpetrada pelo governo de seu país nos anos 1960. Baez, desde então, tornou-se militante de causas humanitárias, ao lado de outros cantores como Bob Dylan e Pete Seeger.

Seixas gravou este depoimento em vídeo para agradecer publicamente à Anistia Internacional e aos voluntários que apoiaram não só a ele, como a muitos outros presos políticos brasileiros.